O Buzz marketing, tal como é definido por Arthur D. Little é «uma estratégia de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a passar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Tal como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas». Assim, as noções de Buzz marketing, Marketing Viral e Word-of-Mouth (boca-em-boca ou boca-a-orelha) estão bastante interligadas.\r\n\r\nO objectivo de uma marca pode passar por gerar burburinho à volta de uma história, criando uma expectativa positiva. Isto acontece cada vez mais, quer para empresas com orçamentos apertados quer para grandes multinacionais que não querem/podem ficar para trás na adopção de novas estratégias para chegar ao consumidor de uma forma mais directa e credível.Convencer uma cidade a mudar de nome foi a forma como Mark Hughes, autor do livro Buzz marketing, conseguiu por em prática o conceito. os conselhos que deixa para quem quer criar uma iniciativa deste tipo são:\r\n\r\n1) Fale a título pessoal, não da empresa\r\n2) Coloque a história em primeiro, depois a marca\r\n3) Dê às pessoas uma história que os faça brilhar nas conversas\r\n\r\nVeja as entrevistas a Mark Hughes, no Youtube:\r\n\r\n[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dCZbL-3ATJ0[/youtube]\r\n\r\n[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A7gZTYEObMY[/youtube]\r\n

Actualmente, os profissionais de marketing procuram novas abordagens para atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às campanhas de marketing tradicionais. O Buzz marketing profissionalizou-se para atender a uma nova procura e oportunidade trazida pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, que permite que estas acções sejam criadas e monitorizadas e com métricas próprias para avaliar o retorno da acção.

\r\nSão várias as empresas consideradas casos de sucesso em campanhas de buzz marketing como, por exemplo, a Puma, a Nike, Post-it, Red Bull, os Blind Zero, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm One, Harry Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess?, Ford, Nokia, Apple, AirWalk, 3M, entre muitas outras.