Vilamoura recebeu o Sharealgarve, a primeira Conferência de Marketing Digital do Algarve, no dia 4 de Fevereiro, no Hotel Crowne Plaza. Estive lá e adorei. Confesso que fiquei surpreendida por ver cerca de 300 pessoas reunidas que partilham, não só, o mesmo interesse profissional mas também uma certa forma de estar na vida, mais descontraída.

A organização esteve a cargo de Rita Sampaio e Jorge Cabaço e os temas não podiam ser mais do meu agrado, o que me leva a concluir que o Marketing de Conteúdo está em alta.

Sem surpresas, os tópicos que me despertaram mais a curiosidade foram Content & Influencer Marketing, as duas apresentações sobre o Facebook, quer da Carolina Afonso quer da Ana Mendes, a apresentação de Pedro Caramez mais virada para as vendas, o painel de storytelling e o de vídeo. O que eu me fartei de rir com o Môce dum Cabréste, melhor dizendo, Dário Guerreiro!

O tema «Menos Publicidade, mais Conversão» acaba por ser o objetivo do Inbound Marketing pelo que tem garantida a minha atenção. A minha opinião e experiência no terreno coincidem com a de Miguel Fernandes – contando que ele está num patamar superior ao meu: é preciso explicar às pessoas o que funciona e o que não funciona e percebê-las melhor. Marketing Digital não é um «vudu» qualquer (tem piada, também costumo usar essa expressão).

Como nestas coisas do Marketing de Conteúdo, o SEO (Otimização para os Motores de Busca) é de extrema importância tenho sempre muito interesse pelas soluções da Google. A elas tenho dedicado muitas horinhas de estudo solitário ao longo destes anos, com o Google Adwords e o Google Analytics. Foi bom ouvir o Marco Gouveia confirmar certas coisas que já sabia mas que sabe sempre bem saber que estamos no caminho certo.

No fundo, em termos pessoais, este evento valeu pela confirmação de que continuo atualizada. Valeu ainda mais a pena por rever pessoas que não via há muito tempo e com as quais me fui cruzando em diversas ocasiões profissionais, e também por conhecer pessoalmente pessoas que até são minhas amigas nas redes sociais mas ainda não nos tínhamos conhecido pessoalmente.

Venham mais eventos deste tipo no Algarve!

Bruno Fonseca, TripleSky

Carolina Afonso

Pedro Caramez

Painel sobre storytelling, com Eduardo de Sousa, Ricardo Nascimento e Carlos Garcia

Ana Mendes

Miguel Fernandes, Hotel Digital Strategy

Marco Gouveia