A convite das Geek Girls Portugal_Faro, no dia 5 de Abril fui a Faro para falar sobre o tema: Ser especialista ou generalista em Marketing Digital? O estúdio da ETIC, em Faro, encheu. Foi uma noite excelente, passados os nervos da apresentação. Revi muitas pessoas, incluindo o Nuno Ribeiro, diretor da ETIC Algarve. A minha primeira experiência profissional no Algarve foi como formadora de Marketing Digital nesta escola, quando ainda estava em Portimão.

Geek Girls Faro 5 de Abril 2019

Ficam aqui alguns registos, para mais tarde recordar.

 

Raquel Melo e Sara Rijo

Geek Girls de Faro provam que a tecnologia é para todas

in Barlavento

«Para o encontro na ETIC_Algarve, as Geek Girls de Faro convidaram Sara Rijo e Ana Raquel Melo a partilharem as suas experiências. A primeira tem 26 anos, fez o curso de Engenharia Informática no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, e mais tarde concluiu mestrado na mesma área, em Évora, onde se especializou em inteligência artificial. «Sempre estive em turmas só de rapazes, mas a integração foi máxima da parte deles. De qualquer maneira sempre conheci mulheres no mundo das tecnologias e foi isso que me influenciou. Senti que também era algo que eu podia fazer», afirmou Sara Rijo ao «barlavento». Começou por trabalhar à distância numa start-up americana e, dois anos mais tarde, decidiu abrir a sua própria empresa, a Hyperstage.ai. «Iniciei-me em fevereiro. É um projeto muito recente, mas trabalho não me tem faltado», contou a jovem algarvia.

Ana Raquel Melo, de 41 anos, tem um percurso diferente. A primeira licenciatura foi em jornalismo, e após ter trabalhado na área cinco anos, percebeu que a paixão que sempre sentira por computadores e números falava mais alto. «Eu vivia num meio rural. Na minha altura as mulheres eram professoras, enfermeiras ou lojistas. Eu sempre brinquei com rapazes, porque as raparigas aborreciam-me. Sempre tive gostos diferentes e o meu pai ofereceu-me um computador em segunda-mão quando tinha 14 anos», numa altura em que ainda eram máquinas algo invulgares para se ter em casa. Tirou uma segunda licenciatura, desta vez em Estatística e Gestão de Informação, na Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde, concluiu um mestrado em Publicidade e Marketing. Há cinco anos abriu a sua primeira empresa, a Inboundware, muito focada no marketing digital.

Ana Raquel Melo e Sara Rijo

As palestrantes encheram por completo o auditório da ETIC_Algarve, naquele que foi o segundo evento das Geek Girls Portugal de Faro. O primeiro realizou-se em novembro do ano passado e funcionou para apresentar o grupo. Para o futuro, Raquel Ponte quer focar-se na «educação, que é um dos pilares das Geek Girls Portugal. A ideia é deslocarmo-nos às escolas. Queremos trabalhar com instituições de proteção de raparigas e organizar workshops tecnológicos». O evento contou com o apoio logístico da Ambifaro e do município de Faro.»