10 dicas para participar em fóruns de aprendizagem

participar em foruns de aprendizagem

Quando se comunica em ambiente virtual é preciso ter em conta a forma como se desenrolam os processos de comunicação em situações de interacção. A Educação à Distância (EaD) tira partido das funcionalidades tecnológicas dos fóruns como um espaço interativo assíncrono para troca de mensagens, no sentido de promover a troca de experiências numa comunidade de aprendizagem.Desta forma, as regras de conduta para participar em fóruns para fins de aprendizagem podem parecer básicas e de puro senso comum, mas vale a pena sistematizar a informação. O participante deve:

– Expressar-se de forma clara e sintética, adoptando um tom construtivo mesmo quando se discorda dos pontos de vista dos outros participantes.

– Ler as mensagens existentes antes de elaborar a própria, no sentido de acrescentar valor à discussão e não repetir o que já foi dito.

– Preparar o texto da intervenção previamente, num documento de texto, organizando o seu contributo em contexto de aprendizagem.

– Pesquisar informações, notícias, casos práticos nacionais e internacionais, assim como bibliografia relevante para a discussão.

– Seguir as regras de netiqueta: não escrever em maiúsculas, utilizar os sinais gráficos para sinalizar emoções e usar o humor e ironia com moderação.

Centrar a discussão no tema em debate, respondendo às mensagens no ponto correcto da discussão e abrindo um novo tema apenas quando se justifique.

– Usar a sua participação para colocar questões pertinentes, introduzir novas ideias e argumentos no debate e para partilhar experiências importantes.

– Definir claramente os títulos das mensagens para identificar e resumir explicitar o conteúdo essencial da mensagem.

– Dividir as mensagens por assuntos, para evitar que cada mensagem se torne numa grande extensão de texto. Regra geral, cada frase deve conter uma ideia.

– Aceder ao fórum de discussão com a regularidade necessária para fazer um acompanhamento e participação adequados nos temas e não ficar para trás nos temas em debate.

 

Além dos fóruns de aprendizagem, estas ideias também se aplicam aos vários grupos de debate que podemos encontrar nas redes sociais como o Facebook ou o Linkedin.

Que outras sugestões e dicas gostaria de acrescentar a esta lista?

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.