Quando é que vai adotar o Acordo Ortográfico?

Está marcada para 1 de Janeiro de 2012 a data para o Governo e todos os organismos públicos começarem a utilizar o Português segundo o Acordo Ortográfico. E você, já  o está a utilizar a nível profissional? E como será aplicada esta alteração na Comunicação das empresas lusófonas espalhadas pelo mundo?

Eu própria tenho vindo a adiar esse passo, talvez por apego ao Português que aprendi nos bancos da escola. Como profissional da escrita tenho de começar a pensar nisso.

O Conselho de Ministros definiu o ano lectivo de 2011/2012 para este ser introduzido nas escolas e o início do próximo ano para começar em todos os organismos do Estado.

Para ajudar nessa transição,  programa Lince permite fazer a conversão de ficheiros de texto para as novas normas.

Instala-se o programa no computador, carrega-se o ficheiro que se pretende converter e é só seguir os passos.

A informação sobre o Acordo Ortográfico está reunida no Portal da Língua Portuguesa  e em várias edições de dicionários online.

Pergunto-me sobre os efeitos práticos, a nível das empresas e dos websites institucionais. Vai deixar de haver, efectivamente, duas versões do português nos sites de multinacionais: o Português (PT) e o Português (BR)? Que outras consequências económicas podem daí advir?

Tenho como exemplo a edição de brochuras técnicas, em que os termos utilizados são diferentes em Portugal e no Brasil. As coisas deverão continuar mais ou menos na mesma.

Apesar das dúvidas, resta-me desejar que o Acordo Ortográfico consiga atingir os seus dois objectivos: reforçar o papel da língua portuguesa como língua de comunicação internacional e garantir uma maior harmonização ortográfica entre os oito países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.