O Buzz marketing é uma estratégia de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a passar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Tal como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas.
Assim, as noções de Buzz marketing, Marketing Viral e Word-of-Mouth (boca-em-boca ou boca-a-orelha) estão bastante interligadas.
O objectivo de uma marca pode passar por gerar burburinho à volta de uma história, criando uma expectativa positiva.
Isto acontece cada vez mais, quer para empresas com orçamentos apertados quer para grandes multinacionais que não querem/podem ficar para trás na adopção de novas estratégias para chegar ao consumidor de uma forma mais directa e credível.
Convencer uma cidade a mudar de nome foi a forma como Mark Hughes, autor do livro Buzz marketing, conseguiu por em prática o conceito. os conselhos que deixa para quem quer criar uma iniciativa deste tipo são:
1) Fale a título pessoal, não da empresa
2) Coloque a história em primeiro, depois a marca
3) Dê às pessoas uma história que os faça brilhar nas conversas
São várias as empresas consideradas casos de sucesso em campanhas de buzz marketing como, por exemplo, a Puma, a Nike, Post-it, Red Bull, os Blind Zero, Google, Hotmail, Pulseiras Lance Armstrong, Palm One, Harry Potter, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Kate Spade, Bulgari, Guess?, Ford, Nokia, Apple, AirWalk, 3M, entre muitas outras.
No comment yet, add your voice below!