Como funciona um questionário Delphi pela Internet

O método Delphi permite conhecer as opiniões de especialistas, que constituem o denominado painel Delphi, através da realização de uma série de questionários sobre um determinado tema.

O Delphi realizado pela Internet partilha as características da pesquisa Delphi tradicional, de acordo com Giovinazzo e Fischmann (2001). Estas são o anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados e o envio das respostas do grupo, para reavaliação na ronda posterior.

    • A escolha dos especialistas

Enquanto o questionário da primeira rodada é desenvolvido e testado via Internet, a equipa coordenadora do estudo ou o investigador faz a selecção dos especialistas. Em geral, deve-se procurar uma distribuição equilibrada entre elementos, recorrendo-se a universidades, institutos de pesquisa, indústrias e outros sectores da sociedade. A qualidade do resultado depende essencialmente dos participantes do estudo. Um painel de 15 a 30 especialistas é considerado suficiente para gerar informações relevantes.

    • Preenchimento do questionário pela Internet

O questionário é disponibilizado no site, utilizando um formulário cujos dados das respostas são inseridos numa folha de cálculo. Os respondentes são contactados por e-mail e preenchem o questionário directamente pela Internet.

    • Estatísticas e análise dos resultados

Após um prazo determinado pela coordenação, a equipa procede à recolha e análise estatística. Após a análise da 1ª ronda, a coordenação deve decidir sobre a necessidade de incorporação de novas questões na 2ª ronda, o que é bastante comum.

    • Elaboração do questionário da segunda ronda

A segunda ronda do questionário Delphi apresenta obrigatoriamente os resultados do primeiro questionário, possibilitando a cada respondente rever sua opinião aos resultados do grupo em relação a cada ponto do questionário. As questões em geral têm como objectivo a convergência de resultados. No mínimo, são imprescindíveis duas rondas para caracterizar o processo Delphi, sendo raros os exemplos de estudos com mais de 3 rondas de questionários.

    • Conclusões gerais e relatório final disponível na Internet

Os resultados finais são processados a partir do consenso gerado pelo grupo. Estes resultados, sintéticos ou completos, interpretação de dados e considerações levantadas no processo podem ser divulgados na Internet para acesso público ou restrito aos participantes, conforme os objectivos da pesquisa.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.