Como pensar o seu negócio? Com o Business Model Canvas

Business Model Generation

Sejamos realistas. Quantas empresas têm um Plano de Negócios no papel? Segundo a realidade empresarial que conheço, muitas empresas fazem a sua gestão com base no seu dia-a-dia e das oportunidades que vão surgindo. Pensando que 99% do tecido empresarial nacional são PME e, na sua maioria, são micro-empresas, hoje vou falar de uma ferramenta que se adapta a negócios de todas as dimensões e em qualquer fase: o Business Model Canvas.

Tal como o nome indica, serve de base para criar modelos de negócio e condensá-los numa folha A4.

Como o tempo é um recurso escasso, deixo aqui um vídeo sobre o Business Model Canvas, uma metodologia que inclui um livro, website e aplicações web e mobile da Strategyzer e que se tornou uma ferramenta útil quer para empreendedores, empresários e consultores. Também existe o livro «Business Model You», para ajudar as pessoas que precisam de reinventar o seu percurso profissional.Este método pode ser aplicado de várias formas. Pode ler o livro, imprimir o modelo que permite visualizar numa página o seu modelo de negócio, descarregar uma cópia para o seu computador ou subscrever o serviço nas plataformas digitais.

Uma das formas recomendadas pelos autores do livro é ter uma versão física do modelo impressa para colar na parede, para servir de base ao debate das ideias que vão surgindo entre as pessoas envolvidas. Depois é questão de ir preenchendo com um post-it para cada uma das ideias no seu modelo de negócios, para assim poder alterar a sua disposição. Pode ainda ver o blog em Português sobre o assunto, da autoria de Hugo Ribeiro, para ter mais ideias de aplicação.

O modelo está dividido em 9 áreas:

– Atividades chave para executar o modelo de negócio da empresa.

– Principais recursos necessários para criar valor para o cliente.

– Rede de parceiros que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.

– Proposta de Valor – produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

– Segmentos de mercado: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.

– Canais através dos quais uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes.

– Relação com o Cliente: como angariar clientes e alimentar um relacionamento com o cliente (CRM)

– Estrutura de custos do negócio, fixos e variáveis

– Fontes de rendimento: a forma como a empresa ganha dinheiro através dos vários fluxos de receitas.

Além de detalhar cada um destes nove blocos, o livro sistematiza quase todos os tipos de opções possíveis para cada item. Esta é uma ajuda preciosa para criarmos o nosso próprio plano de negócios, tendo por base o resultado de um brainstorming que centenas de pessoas realizaram e deixaram materializado neste livro.

Modelo para criar ou reinventar o seu negócio

Na atual conjuntura, as preocupações das empresas são coisas tão terrenas como ter dinheiro para pagar as contas e ordenados, receber dos seus clientes e enfrentar questões de sobrevivência provocadas por alterações da economia e da legislação fiscal.

Quem tem cabeça para pensar no seu Modelo de Negócios? Se calhar esta é a melhor altura para pensar em alternativas. Se continuar a fazer o que fez até aqui, não vai conseguir ter um resultado diferente.

O mundo mudou muito nos últimos anos. Ainda mais para aqueles que não nasceram na era da Internet. Aproveito para perguntar: de que forma incorporou as inovações tecnológicas no seu modelo de negócio? Qual a sua estratégia digital? Segundo Stephen Covey, a proactividade é um dos 7 hábitos das pessoas muito eficazes e esta característica é cada vez mais importante para a sobrevivência profissional.

Este método de criação de modelos de negócio pode dar uma boa base para repensar o seu negócio em contexto de crise e para o reformular, a pensar em melhores dias.

Business Model Generation,  A. Osterwalder, Yves Pigneur, Alan Smith e mais 470 participantes de 45 países, 2010.

Ferramentas disponíveis aqui:

The Business Model Canvas, Strategyzer

The Business Model Canvas, editável no Miro

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.