Estilos de uso do espaço virtual para a aprendizagem

e-learningCada pessoa tem a sua personalidade e tem o seu método próprio para estudar, sempre que precisa de o fazer. Com a aprendizagem em ambiente online, a lógica mantém-se. O estilos de uso do espaço virtual e o estilos de aprendizagem acabam por estar bastante relacionados. Como é que utiliza o espaço online para aprender? Veja aqui qual o seu estilo de uso.

As formas de aprender recorrendo a formação online à distância tem algumas especificidades em relação à formação presencial, e como tal, vantagens e desvantagens. Vivemos num contexto de excesso de informação e de necessidade de actualização contante, logo temos de estar preparados para o modo de aprendizagem contínua.

A aprendizagem online afigura-se como uma alternativa credível às formas de ensino tradicionais, tendo até vantagens se de conseguir abraçar os benefícios de uma comunicação mais adaptada às necessidades das pessoas, consoante os seus estilos de aprendizagem e de utilização do espaço virtual.

Aprender e ensinar no virtual

De acordo com Daniela Barros (2009), sobre como se aprende utilizando os recursos do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem, existem quatro estilos distintos de uso:

Uso participativo no espaço virtual: considera a participação como elemento central, no qual o indivíduo deve ter a ambiência do espaço. Além disso, para realizar um processo de aprendizagem no virtual, este estilo necessita de metodologias e materiais que destaquem o contato com grupos online, trabalhos em grupo, fóruns de discussão e atribuir ações aos materiais desenvolvidos.

– Procura e pesquisa no espaço virtual: o elemento central para a aprendizagem é a necessidade de fazer pesquisa on-line bem como procurar informações de todos os tipos e formatos. Os materiais de aprendizagem devem estar voltados as construções e sínteses que englobem a pesquisa de um conteúdo.

– Estruturação e planeamento no espaço: sente a necessidade de desenvolver atividades que valorizem as aplicações para elaborar conteúdos e atividades de planeamento. Essas atividades devem basear-se em teorias e fundamentos sobre oque está sendo desenvolvido.

– Ação concreta e produção no espaço virtual: tem a necessidade de realização dos serviços online e de rapidez na realização desse processo. Viabilizar com rapidez é um dos eixos centrais deste estilo de uso.

Como utiliza o espaço virtual para aprender?

Faça o teste aqui: ESTILO_DE_USO_DO_ESPACO_VIRTUAL

Quanto ao estilo de uso do espaço virtual, o meu resultado foi o seguinte:

A = 6 ESTILO ATIVO.

B = 8 ESTILO REFLEXIVO.

C = 5 ESTILO TEÓRICO.

D = 8 ESTILO PRAGMÁTICO

E o seu? Comente, de acordo com a sua experiência.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.