Planeie a sua horta e passe-a para o mundo real

Há ferramentas na Web para quase tudo, até mesmo para nos ajudar a criar a nossa horta em casa. Uma das tendências atuais é o interesse crescente por desenvolver os talentos do agricultor que há em nós, assim como o aparecimento dos novos rurais – pessoas que viviam na cidade e se renderam aos encantos da vida no campo.

Entre as ferramentas online que permitem desenhar uns metros de horta destaco o GrowVeg.com, que tem uma versão de teste por 30 dias. Permite-lhe desenhar o seu quintal, escolher as plantas e ter a noção do espaço que ocupam, guardar os esquemas de uns anos para os outros e obter muitas dicas avançadas. A versão paga do GrowVeg custa 25 dólares por ano, o que ainda é um bocado tendo em conta que existem outras formas alternativas de o fazer, como o velhinho papel quadriculado e marcadores.

A minha quinta está em poisio há anos, mas agora que ando a tentar semear alguma coisa na realidade, os ensinamentos assomam-se à memória: lavrar, semear, colher, construir estufas, misturar sementes, etc. Como o computador não vai cavar por nós, não há nada como passar à prática. Se tivermos uma ajudinha, ainda melhor.

O português sempre gostou de comer bem e com tantos websites de gastronomia, programas tipo Masterchef e chefs a incentivar o uso de ervas aromáticas como a Nigella ou o Jamie Oliver, é natural que muitas pessoas apreciem o facto de colher os seus próprios temperos.

Além disso, em alturas em que temos de ser criativos na gestão das finanças pessoais sem renunciar aos prazerem da vida, uma mini-horta vem mesmo a calhar.

A minha iniciação começou com um vaso de salsa. Depois comprei um livro de Ervas aromáticas e pesquisei na internet. Sou uma agricultora utilitária: só semeio ou planto, por princípio, coisas que se comam, que sejam relativamente fáceis de manter ou que tenham uma vertente utilitária óbvia.

E você, qual é a sua opinião? Já tem ou sempre teve a sua horta? Usa alguma ferramenta online?

O Poder das Ervas Aromáticas,  de Jekka McVicar

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.