Tendências de Harvard segundo Pedro Barbosa e Ana Silva O’Reilly

Os autores de Harvard Trends, Pedro Barbosa e Ana Silva O’Reilly, não se conheciam presencialmente até à data do lançamento do livro que escreveram. Tal aconteceu no espaço cultural junto ao restaurante do El Corte Inglés de Lisboa, no dia 6 de Dezembro. Isto depois de trabalharem durante 5 meses à distância para reunir 115 tendências resumidas, cada uma, em 2 páginas.

A apresentação e sessão de autógrafos em Lisboa teve direito a uma sala bastante composta de pessoas, com algumas presenças em castelhano, assim como os mediáticos Ana Mesquita e Zé Pedro dos Xutos e Pontapés, para dar alguns exemplos.

«Harvard Trends – Tendências de Gestão», editado pela Vida Económica, é fruto de várias iniciativas de crowdsourcing que reuniram 500 tendências, posteriormente reformuladas.

O livro é o resultado final da interacção entre universidades em todo o mundo,  de cerca de duas centenas de colaborações que forneceram contributos à investigação. Esta obra vai ser publicada este mês em Portugal, em formato papel e e-book, e em inglês, em Janeiro de 2012, estando previstas edições para os mercados brasileiro, espanhol e mexicano.

Paulo Ramos, CEO da Bond, deu o seu testemunho no que se refere à experiência de  estudar em Harvard, obtida na  Harvard Business School (HBS), e destaca a diversidade de culturas e de experiências entre estudantes de todos os continentes, assim como a qualidade de ensino, que adopta principalmente o método de estudo de caso. As universidades norte-americanas da região (Universidade de Harvard, o MIT, etc)  geram um efeito de cluster, um ecossistema composto por todas as escolas de topo e as empresas instaladas nas proximidades, para tirar partido do capital humano.  Paulo Ramos deixa ainda a recomendação, a quem quiser e puder despender de 80 a 100 mil dólares por ano, de frequentar uma destas escolas pelo crescimento humano que proporciona esta experiência.

Para os autores, o projecto que nasce com o objectivo de gerar uma comunidade de interessados pelas tendências de gestão e de fazer chegar a mensagem ao maior número de pessoas pessoas possível através do website e das redes sociais, em www.facebook.com/harvardtrends.

Depois da experiência do primeiro livro Speculations & Trends 2009-2010, lançado pela editora Vida Económica em Portugal, em Espanha e distribuído no México. Como o próprio autor define, este formato de tendências é «volátil por natureza» e já foi actualizado numa segunda edição para 2011-2012. Com uma vida ocupada, justifica a escrita pelo prazer pela partilha e porque foi a pessoa que mais aprendeu com o livro, na pesquisam, no contacto com as pessoas, na comunicação e até mesmo na gestão de eventos, como as sessões de lançamento dos livros.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.