Aproveite para arrumar e libertar espaço e tempo

Sábado. Desde que me lembro que este dia está relacionado com a arrumação, obras e manutenção da casa. Se ainda não o fez, está na altura de arrumar as coisas de Verão e preparar a casa para o Outono.

Foi assim que fui educada e eu, que nunca gostei de tarefas domésticas, hoje recordo cada palavra da minha mãe, cada ensinamento, com muito carinho. Na altura, na minha infância e juventude, não achava piada nenhuma e barafustava muito.

Uma das razões da minha revolta era o facto dos elementos masculinos da família não terem de contribuir nestas tarefas. Hoje acredito que devemos ensinar as pessoas – independentemente de serem homens ou mulheres – a saberem organizar-se porque isso se vai reflectir na sua própria vida e naqueles que os rodeiam, quando saírem da casa dos pais. Ou no dia-a-dia.

Caso a lista que fez ontem tenha algum item que envolva arrumações ou organização, ora aí está uma oportunidade para o fazer. Mas tente inovar, em relação ao que fez até aqui.

Comece. Crie hábitos de arrumação. Arrume a casa ou organize o escritório.  Se tem défice de atenção (TDA ou TDAH), procure formas de se organizar que se adaptem a si e teste. Há muita informação disponível online.

Faça-o mais rápido para ter tempo para outra actividade que seja interessante e marcar o seu dia de uma forma positiva. Otimize os processos em casa.

Envolva os habitantes do espaço na repartição de tarefas. Estas tarefas são rotineiras e entediantes e que muitas vezes desmotivamos e trabalhamos mais devagar. Partilhe responsabilidades.

Mude para melhor. Tente marcar a diferença sábado mudando – para melhor – a disposição dos móveis, a divisão das tarefas entre os habitantes da casa, as cores dos têxteis, etc. Umas almofadas e uma manta novas fazem pequenos milagres. Inspire-se nas revistas… ou nos folhetos dos hipermercados.

Liberte mais as áreas da sua casa e simplifique.  O livro da Mari Kondo aconselha a libertar-se de tudo o que não lhe traz alegria. Principalmente se for daquelas pessoas que coleccionam bibelôs oferecidos e de que nem gosta especialmente e que são óptimos para acumular pó 😋.

Facilite o trabalho. Há agora tantas coisas novas e mais práticas, como mopas, toalhetes de limpeza, aspiradores. Já não se limpa com serapilheira, de joelhos no chão! Tenha menos objectos fora dos móveis e não complique. Garanto-lhe que eu estou a fazer o mesmo.

 

Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta a casa para encontrá-lo.” (George Augustus Moore, escritor irlandês )

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *