Na linha editorial definimos os tópicos, o ângulo, as rubricas e o tom de voz que vamos usar na Estratégia de Conteúdo, para que sejam apelativos, interessantes e úteis para a sua audiência, de forma a acrescentarem valor à vida das pessoas.
A linha editorial consiste na definição do ângulo e orientações que vão ser adotados para abordar as temáticas de conteúdo numa estratégia de conteúdo de uma marca, seja ela pessoal ou de uma organização. Esta linha parte da missão, visão e valores da marca, para produzir conteúdo que reforce a mensagem da marca de uma forma coerente.
O conceito vem do jornalismo, do mundo das publicações, e aplica-se que nem uma luva ao Marketing de Conteúdo.
O que não deve faltar numa linha editorial
Objetivos da marca: quais são os objetivos que a marca deseja alcançar com o seu conteúdo? Os objetivos podem ser de notoriedade e reconhecimento da marca, criar comunidade, aumentar subscritores de newsletter e gerar leads.
Público-alvo: a linha editorial vai focar-se num público específico. Quais são os interesses, necessidades e desafios desse público?
Voz da marca: ao escolher a forma como vai comunicar com o seu público deve escolher uma linguagem e estética compatíveis com a identidade da marca.
Categorias e tópicos de conteúdo: defina quais são os temas e assuntos que a marca vai abordar no seu conteúdo de forma consciente.
Formatos: estude quais os formatos que o seu público prefere consumir e aposte em alguma variedade.
Frequência de publicação: decida qual a frequência de publicação com base no seu setor e numa rotina sustentável para os meios disponíveis.
Vantagens de ter uma linha editorial
- Somos mais assertivos quando estamos a planear os conteúdos, evitando assim dispersar nos temas que abordamos.
- Melhora o posicionamento da marca junto da sua audiência… e dos motores de busca nos tópicos em que nos focamos
- Transmite a sua visão, experiência e opinião sobre o tema específico
- Facilita a jornada de compra do cliente, oferecendo o conteúdo certo na hora certa
Antes de trabalhar em Marketing fui jornalista e chefe de redação e essa experiência acabou por influenciar a minha prática atual. Venho isso como uma mais-valia.
Penso cada Estratégia de Conteúdo para uma marca como se tratasse de um jornal, revista ou canal de televisão. Recordo-me (com alguma saudade, admito) das reuniões de redação, do brainstorming inicial à decisão e organização dos temas a curto e médio prazo.
Agora faço reuniões de redação com os meus clientes.
Linha Editorial: como colocar a Estratégia de Marketing em prática
Tudo é posicionamento e a linha editorial tem como foco materializar a forma como a marca quer ser vista, tal como definido na Estratégia de Marketing.
Na prática, vemos muitas vezes começar a construir a casa pelo telhado quando estamos preocupados em saber o que publicar no dia-a-dia sem ter uma definição das linhas orientadoras de base.
Queres saber como criar a linha editorial para o teu negócio? Este é um dos elementos fundamentais da Estratégia de Conteúdo e é um passo já avançado.
Caso precises de uma formação específica, envia-me um email a demonstrar o teu interesse neste tipo de formações práticas.
No comment yet, add your voice below!