A convite das Geek Girls Portugal_Faro, no dia 5 de Abril fui a Faro para falar sobre o tema: Ser especialista ou generalista em Marketing Digital? O estúdio da ETIC, em Faro, encheu. Foi uma noite excelente, passados os nervos da apresentação. Revi muitas pessoas, incluindo o Nuno Ribeiro, diretor da ETIC Algarve. A minha primeira experiência profissional no Algarve foi como formadora de Marketing Digital nesta escola, quando ainda estava em Portimão.
Ficam aqui alguns registos, para mais tarde recordar.
Geek Girls de Faro provam que a tecnologia é para todas
in Barlavento
«Para o encontro na ETIC_Algarve, as Geek Girls de Faro convidaram Sara Rijo e Ana Raquel Melo a partilharem as suas experiências. A primeira tem 26 anos, fez o curso de Engenharia Informática no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, e mais tarde concluiu mestrado na mesma área, em Évora, onde se especializou em inteligência artificial. «Sempre estive em turmas só de rapazes, mas a integração foi máxima da parte deles. De qualquer maneira sempre conheci mulheres no mundo das tecnologias e foi isso que me influenciou. Senti que também era algo que eu podia fazer», afirmou Sara Rijo ao «barlavento». Começou por trabalhar à distância numa start-up americana e, dois anos mais tarde, decidiu abrir a sua própria empresa, a Hyperstage.ai. «Iniciei-me em fevereiro. É um projeto muito recente, mas trabalho não me tem faltado», contou a jovem algarvia.
Ana Raquel Melo, de 41 anos, tem um percurso diferente. A primeira licenciatura foi em jornalismo, e após ter trabalhado na área cinco anos, percebeu que a paixão que sempre sentira por computadores e números falava mais alto. «Eu vivia num meio rural. Na minha altura as mulheres eram professoras, enfermeiras ou lojistas. Eu sempre brinquei com rapazes, porque as raparigas aborreciam-me. Sempre tive gostos diferentes e o meu pai ofereceu-me um computador em segunda-mão quando tinha 14 anos», numa altura em que ainda eram máquinas algo invulgares para se ter em casa. Tirou uma segunda licenciatura, desta vez em Estatística e Gestão de Informação, na Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde, concluiu um mestrado em Publicidade e Marketing. Há cinco anos abriu a sua primeira empresa, a Inboundware, muito focada no marketing digital.
Ana Raquel Melo e Sara Rijo
As palestrantes encheram por completo o auditório da ETIC_Algarve, naquele que foi o segundo evento das Geek Girls Portugal de Faro. O primeiro realizou-se em novembro do ano passado e funcionou para apresentar o grupo. Para o futuro, Raquel Ponte quer focar-se na «educação, que é um dos pilares das Geek Girls Portugal. A ideia é deslocarmo-nos às escolas. Queremos trabalhar com instituições de proteção de raparigas e organizar workshops tecnológicos». O evento contou com o apoio logístico da Ambifaro e do município de Faro.»
No comment yet, add your voice below!