Como criar uma equipa de Marketing de Conteúdo

como criar equipa de marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdos é um trabalho de equipa, em que os nossos clientes são especialistas na sua área de conhecimento e nós temos experiência na organização de processos de Marketing de Conteúdo.
A complexidade que atingiu a criação de conteúdo é de tal ordem que não podemos esperar que a equipa de Marketing do cliente tenha especialistas em todas as áreas que envolve, desde Estrategas de Conteúdo, Editores de vídeo, Editores de som, Copywriters, Analistas de SEO (Otimização para os Motores de Busca), para nomear alguns.

Também não devemos esperar que os redatores de conteúdo definam a visão de conjunto de todo o conteúdo da empresa e da interligação aos objetivos de negócio. O estratega de conteúdo tem essa função.

⚡ Uma equipa para cada negócio

Para podermos comparar com o universo profissional de produção de conteúdos pensemos nas várias funções que encontramos numa redação de uma publicação: o chefe de redação, editor de cada especialidade, jornalistas, fotógrafos, videógrafos, designers, programadores, etc.

Se tantos negócios começam e se desenvolvem sem qualquer tipo de plano, qual a razão para ter uma estratégia específica para os conteúdos?

Por exemplo, quando estamos a redesenhar um website devemos pensar em toda a experiência do utilizador e o conteúdo é demasiado importante para ficar de fora deste tipo de projetos, ou como algo secundário.

👉 Nas empresas, pelo facto de não termos recursos ilimitados, temos de tomar as melhores decisões, com base na melhor informação possível.

Quantas vendas podem ficar por fazer se o potencial cliente não perceber como é que a sua empresa pode resolver o problema que o afeta atualmente? E se simplesmente não aparecer nos resultados?

A estratégia deve focar nas necessidades do utilizador e objetivos do negócio.

⚡Manter a consistência

Começar nem é o mais complicado. O mais desafiante é manter a consistência. Escolher as pessoas certas para as funções certas, pôr a máquina a funcionar e manter. Formar colaboradores, escolher freelancers, contratar agência… Podem ser bastante consumidores de tempo, principalmente sem ajuda.

Mentoria Estratégia de Conteúdo

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.