Empreendedorismo: do sonho à concretização

Empreendedorismo: do sonho à concretização

No dia de celebrar o 3º aniversário da Startup Portimão falou-se, naturalmente, de empreendedorismo, sonhos, concretização e trabalho.

João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, referiu no seu discurso a importância do Marketing Digital para os negócios no contexto atual, em especial no comércio, área em que ainda há muito a fazer para beneficiar as novas tecnologias.

Esse foi o mote da conversa na sua visita ao espaço da Inboundware, em que tivemos a oportunidade de referir como estamos a servir as empresas na sua transformação digital.

A ocasião contou também com o discurso da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, que salientou a capacidade de sonhar e de trabalhar para concretizar os sonhos dos empreendedores. Nem mais

Do sonho à concretização

Temos de acreditar em nós, validar a ideia e pôr as mãos na massa. Só nós é que sabemos o que nos vai na cabeça e na alma. A nossa visão.

Todos os dias temos de dar a cara por aquilo em que acreditamos, com a noção de que nem sempre vamos ser compreendidos na nossa dedicação.

Temos de persistir se acreditamos realmente que pode dar certo, mesmo que o contexto seja menos favorável. Sempre que possível, com base num estudo de mercado ou em números concretos.

Temos de fazer tarefas de que não gostamos e enfrentar lutas internas.

Começar pela Estratégia

Estamos a criar as bases para os próximos anos. Que sejam boas bases. Com uma visão inspiradora, as pessoas certas, os processos certos e as ferramentas adequadas.

Quem neste momento está a iniciar um negócio ou a reformular precisa de ter a noção que não há fórmulas mágicas e que cada caso é um caso.

É por esta razão que cada Estratégia de Marketing de um negócio é única e tem de ser estudada. Depois é preciso implementar. Concretizar. Não desmoralizar com insucessos e percebê-los como fonte de informação, com a perspectiva de um cientista.

Num momento como este, em que se fala muito em autenticidade, prefiro falar em resiliência e persistência. Auto-conhecimento. Aprendizagem contínua. Muitos testes A/B. Baby steps rumo à superação.

Ferramentas:

Business Model Canvas (Template na ferramenta Miro)

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.