Raquel Melo

Este blog nasceu em Março de 2009, ano que comecei a partilhar alguns pensamentos relacionados com Marketing Digital na sequência de um projeto para a cadeira de Inovação e Criatividade na Comunicação do âmbito do Mestrado em Publicidade e Marketing.

Na altura estava em Lisboa a trabalhar na Mecalux Logismarket e a estudar à noite, na Escola Superior de Comunicação Social. Tinha um ritmo de vida muito acelerado mas sentia que precisava de criar algo mais pessoal. Decidi dar continuidade a este projeto e acabei por ir partilhando algumas reflexões e insights, sempre no sentido de serem úteis para quem lê, sobre as minhas várias fases profissionais e pessoais. Os meus erros e acertos podem ajudar alguém, como aprendizagem.

 

Do Jornalismo ao Marketing

O meu primeiro emprego foi como jornalista, ainda na licenciatura em Jornalismo, na Gazeta de Cantanhede. A vida de jornalista dava-me muita adrenalina, confesso.

Sempre adorei estudar, faz parte de mim. Sou Licenciada em Jornalismo (Universidade de Coimbra), Licenciada em Estatística e Gestão de Informação (ISEGI-UNL) e Mestre em Publicidade e Marketing (ESCS-IPL).

Estagiei no Canal Notícias de Lisboa e trabalhei um ano na TSF Online, naquela que considero ter sido a minha grande escola do Jornalismo e da escrita. Tive a oportunidade de trabalhar em equipa com pessoas espectaculares, com experiências e valores incríveis.

Entrei no projeto Logismarket em 2001 como jornalista, seguindo-se um ano como chefe de redação e depois 11 anos como responsável de Marketing.

Como me tornei empreendedora

Em 2013 deixei Lisboa e fui morar para o Algarve, onde iniciei o meu negócio a trabalhar remotamente para todo o mundo. A minha ideia inicial foi mesmo arranjar emprego, mas não consegui.
O meu pai tinha um negócio, por isso a minha visão quando comecei era – e continua a ser – muito realista. Sabia, de certa forma, o que me esperava: muito trabalho, altos e baixos, noites sem dormir… e uma visão: quero criar um negócio numa cidade onde possa ter qualidade de vida e estar ao nível do que de melhor se faz no mundo na minha área.

Fundei a Inboundware, empresa de Marketing Digital, em Setembro de 2013, com a missão de ajudar as empresas a destacarem-se no meio online através de conteúdos de qualidade, ao criar a mensagem certa para a pessoa certa.

A 20 de Setembro de 2014 nasceu a Sofia, que é a razão pela qual me tornei empreendedora. Criar uma filha e uma empresa ao mesmo tempo é muito desafiante. Todos os dias aprendemos coisas novas.

Estou nas instalações da incubadora de empresas Startup Portimão desde Janeiro de 2018, onde entre Março e Agosto de 2019, fui coordenadora (a par da minha atividade na Inboundware). Esta foi uma experiência diferenciadora e muito interessante dentro da área do empreendedorismo, em especial no Algarve. Apesar de ter gostado muito da experiência, decidi dedicar-me a 100% aos meus projetos e às minhas marcas.

Pode ver aqui o meu percurso profissional completo: Currículo de Raquel Meloque

Startup Portimão, 2019
geek girls faro 5 de Abril 2019
Palestra Geek Girls Faro, 2019
Workshops FLAG Algarve
Workshop FLAG
Mecalux Logismarket