A contribuição das ferramentas online para a performance empresarial

Marketing na Internet para PME

Há um ano, por esta altura, estava a apresentar a minha tese de Mestrado sobre Marketing na Internet para PME. A conjuntura do país agora está ligeiramente diferente, mas já se adivinhavam difíceis com a presença da Troika em Portugal. Por isso, as tendências que seriam previsíveis há um ano mantêm a sua atualidade: a publicidade online continua a crescer face aos outros tipos de publicidade, principalmente na Europa, zona do globo em que o mercado publicitário se apresenta em queda (dados Nielsen).

O objetivo da dissertação foi estudar a utilização que as Pequenas e Médias Empresas (PME) fazem das ferramentas de Marketing na Internet e qual o impacto atual e futuro na performance empresarial. Este grupo de empresas constitui 99,5% do tecido empresarial e realiza cerca de 60% do volume de negócios em Portugal.

A vertente prática do trabalho contou com várias fases de pesquisa, em torno das várias ferramentas de marketing aplicadas ao meio digital.

Marketing na Internet nas PME Líder portuguesas

O questionário Delphi lançou as bases para um inquérito por questionário a uma amostra de 119 empresas portuguesas com o estatuto PME Líder, estratificadas por distrito, para estudar os seus comportamentos e opiniões. Este grupo de empresas, pelas suas características, podem servir de benchmarking para os restantes pequenos e médios negócios em Portugal.

Segundo as classificações da Teoria da Difusão de Inovações (Moore, 2002), as empresas PME líder portuguesas consideram fazer parte do grupo da maioria inicial – os pragmáticos – para quase todas as ferramentas de marketing na Internet, o que transmite a ideia de que ainda precisam de ver as tecnologias em prática e de recolher opiniões de entidades credíveis para as implementar.

Com a análise de clusters caracterizaram-se três grupos de empresas: um cluster que reúne cerca de 60% das empresas, com uma utilização relativamente conservadora quanto à adopção de ferramentas de Marketing na Internet e dois clusters com maior utilização (cerca de 20% cada), mas com algumas diferenças na intensidade de usos e finalidades.

De acordo com os especialistas do painel Delphi, há sectores de actividade nas PME mais propensos à utilização de variadas ferramentas de Marketing na Internet, como as TIC, o comércio e a hotelaria.

Existem outros sectores em que a maioria das iniciativas online ficar-se-ão ao nível dos pioneiros e dos early adopters.

Da pesquisa global, destaca-se que o site é o principal ponto de apoio de qualquer estratégia de Marketing na Internet, onde apostam atualmente uma grande proporção de empresas, assim como os catálogos digitais, diretórios gratuitos, email marketing e newsletters, que também contam com boa aceitação.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.