
Quando estudava em Coimbra, tinha os horários das bibliotecas e salas de estudo memorizados e conseguia optimizar o meu estudo fora de casa até à meia-noite.
Em Lisboa, por mais anos que passem, não encontro biblioteca à altura, especialmente depois das 19h00. Sempre fui pessoa de estudar fora de casa, já que os apelos domésticos jogam contra as tentativas de me concentrar.
Como será possível encarar com realismo que se aposte na formação ao longo da vida, fazer pós-graduações, mestrado ou doutoramento, com tão poucas bibliotecas abertas em horário pós-laboral?
Em defesa da biblioteca pública
A dificuldade aumenta quando procuramos bibliografia na área a Comunicação, Marketing e Publicidade, em que no máximo existe uma estante com os básicos. E como acompanhar as novas tendências de Marketing Digital, redes sociais, em que todos dias aparecem livros novos? Nem vale a pena falar.
O que nos resta é investir, ter a nossa própria biblioteca. Essa opção implica gastar centenas ou milhares de euros em livros que nem sempre correspondem às nossas expectativas, porque não os pudemos folhear antes ou então pelos seus títulos enganadores.
Estas obras, na sua maioria, são de autores estrangeiros para as quais não existe uma tradução em português de Portugal. A minha conta no Amazon.co.uk já vai sendo pesada no bolso.
No que diz respeito à bibliografia académica, os preços das publicações periódicas das melhores universidades são incomportáveis para o cidadão comum, ficando assim comprometido o estudo dos mais recentes progressos no estudo de uma dada área científica, mesmo recorrendo à B-on, a Biblioteca do Conhecimento Online.
É preciso investir nas bibliotecas públicas! Estamos a criar oportunidades para quem quer estudar e criar um futuro melhor.
De forma directa, aumentaríamos o nível de qualidade da produção científica nacional e de forma indirecta, poderíamos tornar a investigação mais próxima da realidade, resolvendo questões concretas úteis para o País.
3 Comments
A do ISCTE está aberta até às 9 da noite…
Sobre locais de estudo, existem algumas regras a seguir:\r\n1)Se encontraste um bom local de estudo, não digas a ninguém;\r\n2)Se um bom local de estudo é do conhecimento de muita gente, então é porque não é assim tão bom
A biblioteca do ISEG está aberta até às 23:00