No livro Getting Things Done, David Allen explica como alcançar produtividade sem stress. Em Portugal, o livro tem o título «Fazer bem as coisas – A arte de fazer acontecer» , publicado pela Actual Editora. Um excelente recurso de organização pessoal que engloba todas as áreas da vida.
A primeira fase é recolher todos as tarefas por fazer e projectos inacabados, na vida pessoal, profissional, familiar, sejam grandes ou pequenos.
É preciso recolher os pensamentos até esvaziar a mente, para fazer uma lista das coisas que necessitam da nossa atenção, no chamado Inbox (não relacionado diretamente com o email, mas sim um conceito mais amplo).
Como vamos recolher os projectos? Em «contentores».
- Bandejas/tabuleiros de plástico ou dossiers
- Cadernos de notas em papel
- Sftware de gestão de projetos e aplicações no smartphone
- Gravar notas com o telemóvel
- Email. (além de receber correio electrónico, tem a opção de tarefas)
É importante ter poucos sítios onde acumulamos as coisas a fazer e limpá-las frequentemente.
Devemos listar tudo, sem esquecer nada. O objectivo é não termos de nos servir da memória como agenda e ocuparmos as nossas capacidades a executar as coisas, aumentando a produtividade.
A desvantagem de ter esta informação no computador é que quando andamos de um lado para outro deixamos de ter esta informação disponível. Eu optei pelo suporte em papel (o acto de escrever ajuda-me a pensar) e pelo telemóvel.
Numa folha do caderno de ideias escrevi a minha lista de tarefas
Também uso o Asana para gerir projetos de conteúdo, onde reúno ideias, atribuo prazos e resposabilidades.
No comment yet, add your voice below!