A sua empresa tem publicações digitais?

Qualquer negócio precisa de mostrar os seus produtos ou serviços aos seus potenciais clientes e parceiros de uma forma prática e as publicações digitais que simulam as revistas têm sido opções adoptadas por vários meios de comunicação social e catálogos de marcas e grande distribuição. Será que qualquer negócio pode tirar partido do suporte online? Creio que sim, desde que não se descure a qualidade do conteúdo e do design.A apresentação da empresa em formato digital pode ter a forma de uma brochura institucional que sintetize os serviços prestados, um catálogo de produtos com características técnicas e, eventualmente, preços. Pode também ser o portfolio de serviços disponíveis ou já efectuados pela empresa, no caso de empresas de serviços.

Apesar de ter reminiscências do formato impresso, incorpora funcionalidades multimedia próprias do meio online, como hiperligações ao site da empresa ou a outros conteúdos como vídeos. A apresentação poderá ser fornecida através de uma ligação a uma plataforma especializada que suporte este tipo de publicações, como a Issuu, Digital BrochurePageturnproepagecreator e pressmo, para referir algumas.

Uma das principais vantagens da utilização do meio online é a redução de custos e um dos exemplos mais citados é o das empresas que vendem com recurso a catálogos em papel e que passam ao formato digital com um impacto económico de corte nos gastos. Deixa de haver custos de impressão, da escolha de suportes de impressão mais dispendiosos por questões de imagem, e custos de logística.

Antes da era digital havia uma apresentação institucional única, impressa em grandes quantidades por questões financeiras, que facilmente ficava desactualizada. O catálogo digital permite ser viável a sua atualização frequente e a criação de conteúdos para segmentos de mercado diferenciados, personalizando a comunicação da empresa.

De referir ainda uma maior interação em termos de funcionalidades, em comparação ao formato impresso. Em termos potenciais, há uma maior disponibilidade de acesso, ao recorrer a bases de dados de clientes para divulgar a publicação digital.  Existe também a possibilidade de recolher informação sobre as preferências dos clientes para criar apresentações mais segmentadas de produtos e serviços.

Como limitação para as empresas podemos considerar que ao substituir completamente a impressão de documentos de apresentação da empresa pela sua versão online deixa de haver a evidência física, importante num negócio de serviços (Lovelock e Wright, 1999). O documento impresso serve, normalmente, para ser entregue a clientes no decorrer de reuniões, em eventos e feiras profissionais. Atualmente, essa situação está a ser parcialmente solucionada recorrendo a impressões laser das apresentações digitais, como já vi em várias feiras e eventos profissionais.

Como implementar o catálogo digital

As soluções presentes no mercado passam por brochuras ou apresentações em formato .pdf, que deverão ter uma estética cuidada e profissional, em linha com a restante imagem institucional da empresa, para transmitir credibilidade ao negócio.

A apresentação digital deverá ter duas versões: uma com excelente definição de imagem, apta a ser impressa com qualidade em qualquer altura, e outra com baixo peso, que não exija um grande dispêndio de tempo para fazer o download e ser visualizado. Além de ser incorporada no website da empresa através de um pequeno código de html, pode ser enviada aos clientes/potenciais clientes como link, pois as suas caixas de correio electrónico tendem a ter um espaço limitado.

Existem actualmente várias opções para publicar online com uma elevada qualidade gráfica este tipo de conteúdos. Inclusivamente, existe uma tendência de digitalização de várias revistas, o que além da redução de custos é mais amigo do ambiente, por não recorrer à impressão em papel.

O futuro é cada vez mais constituído por plataformas móveis e suportes que se estão a desenvolver no sentido de facilitar a leitura nos vários tipos de ecrãs. O catálogo digital das empresas permite manter o charme de folhear uma revista, apesar de faltar o toque do papel.

 

Qual é a sua opinião? Qual é a principal vantagem e desvantagem da publicação digital?

Recommended Posts

1 Comment

  1. Excelente artigo. Temos sempre muito que aprender. \r\n\r\nJoão Lacerda


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *