Google Ads: ideias para gerir melhor as suas campanhas

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online que integrando os conceitos de pesquisa da Internet e de publicidade com palavras-chave. Tente juntar o melhor de dois mundos, com o pay-per-click e a optimização do site para motores de busca (Search Engine Optimization – SEO).

O ideal será investir num bom posicionamento nos resultados orgânicos, através de uma estratégia cuidada dentro e fora das suas páginas.

O Search Engine Marketing (SEM) engloba as vertentes de optimização de resultados pagos e resultados naturais e podem ser utilizados por empresas grandes e pequenas. Os dois modos funcionam melhor em conjunto. Claro que o ideal é ter os resultados naturais tão bons, nas primeiras posições, e não ter de pagar. Mas isso não é para todos.

Estabelecer objetivos

Estabeleça objetivos concretos e mensuráveis para a sua campanha, e não um postulado vago. Isto porque aumentar as vendas é o objectivo de qualquer empresa. Seja em termos de visitas ao site, seja em termos de compra pela Internet. Como em qualquer campanha de marketing, o planeamento é uma fase primordial em todo o processo.

Planear implica estabelecer metas. Evidencie as vantagens do seu produto ou serviço. Isto é válido para qualquer campanha em qualquer meio. No Google Ads terá de ser preciso e conciso na escolha das palavras e mesmo assim não é linear que o seu anúncio apareça sempre, muito menos em primeiro lugar. Terá de criar anúncios relevantes para cada palavra, focando nos benefícios para o utilizador e terá de ir aperfeiçoando e testado os anúncios.

Estude o comportamentos dos seus visitantes

Pesquise nas estatísticas do seu site para avaliar o interesse e o comportamento das pessoas que já visitam o seu site. Pode recorrer ao Google Analytics, que já está associado ao Adwords, e averiguar as pesquisar que direccionaram os internautas para o seu site.

Faça pesquisas pela palavras que escolheu. Quem é a sua concorrência? O que pode aprender com eles? Esta pequena investigação é fundamental para criar o seu próprio estilo, o seu DNA, procurando diferenciar-se das outras entidades anunciantes. Como diria Jean-Noel Kapferer”, autor do prisma da identidade da marca, a identidade é aquilo que, através de múltiplos sinais, definem um único emissor. A mensagem que colocamos no Adwords deverá estar integrada numa ideia de plano de comunicação da marca.

Crie uma estratégia

Depois de saber os seus objectivos, desenhe uma estratégia. Qual o caminho que vou adoptar para chegar ao resultado pretendido? Quanto quero ou posso investir e que retorno me vai trazer. São questões normais que aparecem logo ao início da concepção de cada campanha, se não antes.

Crie as suas campanhas dividindo o seu negócio por tópicos – os grupos de anúncios – aos quais deverão corresponder cada produto ou serviço. Teste as várias possibilidades de segmentação, com a ajuda do Google Analytics.

Explore as dicas que são fornecidas pelo próprio Google Adwords. Estão estão num separador denominado «Oportunidades» e são enviadas para o email do administrador das campanhas.

Implemente a sua estratégia

Jogue com as palavras. Faça brainstorming. Coloque-se no lugar de quem precisa dos seus serviços ou produtos.

O próprio Google sugere palavras, com respectivas pesquisas, para que possa ter a noção das melhores palavras a apostar. Considere se vale a pena apostar nas mais pesquisadas em função da sua estratégia e orçamento.

Diversifique os anúncios e os links das páginas sugeridas, não focando a sua aposta apenas na homepage. Divulgue as várias páginas que tem com informação que pretenda divulgar para obter uma melhor taxa de conversão.

Descubra e explore a ferramenta de Optimização de websites, que permite, por exemplo, testar o desempenho de duas ou mais versões completamente diferentes de uma página. Esta ferramenta também proporciona uma análise dos dados obtidos com a ajuda do Google Analytics.

Acompanhe o desempenho e reformule

Por último, mas não menos importante, acompanhe o desempenho das suas campanhas.

Só assim encontrará o seu melhor caminho e fará com que o seu website seja encontrado. Refaça os anúncios sempre que seja necessário e veja o que funciona melhor.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.