Todos sabemos escrever, mas há vários tipos, funções e suportes para a escrita

A Estratégia de Conteúdo tem de se afirmar no processo de criação de conteúdos nas empresas. Existem vários tipos de escrita e, por sinal, várias profissões cujo resultado é produzir peças de conteúdo mas ainda há um grande desconhecimento

Muitas empresas investem na criação de sites vistosos mas descuram os textos, ficando quase em branco ou copiam-nos de documentos antigos escritos na empresa, elaborados num contexto diferente da Internet. São como vagões de comboio que circulam vazios. Contentores sem conteúdo.

Numa grande parte das empresas a contenção de custos é a palavra de ordem e como escrever qualquer um o faz, pede-se aos colaboradores da empresa com funções completamente diferentes para desenrascar os textos. Têm uma ideia de que é importante. E daí pedem àquela pessoa que até tem jeitinho com as palavras: «olha, escreve aí umas coisas para pôr no site».

Cada vez mais as empresas têm departamento de Comunicação e Marketing com pessoas formadas na área ou, pelo menos, estão sensibilizadas para tal. Pessoas que estudam o mercado, criam personas, fazem planeamento do calendário editorial, criam campanhas e estudam os resultados. Mas ainda há tanto a fazer na escrita para web!

Escrita corporativa

A escrita corporativa na internet não deve ser cinzenta. Cada entidade tem de encontrar a sua voz.

As redes sociais colocam novos desafios, ao aproximar as empresas dos seus consumidores. As empresas falam agora na primeira pessoa e querem criar relações duradouras com o seu público.

O conservadorismo e estilos de escrita do século passado não se coadunam com os novos métodos de trabalho. No entanto, clareza, brevidade, correcção e organização são valores que se mantêm ao longo dos tempos.

As empresas de hoje têm de ser rigorosas, eficientes e dinâmicas até porque o contexto em que se inserem é cada vez mais competitivo, à escala global. As empresas têm de ser cada vez mais empenhadas na sua comunicação e valorizar os textos que enviam para o exterior, porque estes são a imagem que perdura em vários suportes de forma diferenciada.

Como diria Marshall McLuhan, os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam.

Estas são algumas das funções/profissões na escrita:

  • Redactor / jornalista
  • Editor / revisor de texto
  • Estratega de Conteúdo
  • Tradutor

Quem escreve tem as mais variadas habilitações, que pode ir da licenciatura em Línguas, Jornalismo, Marketing, para mencionar algumas.

Quais os tipos de escrita?

  • Escrita técnica
  • Escrita criativa
  • Escrita jornalística
  • Escrita publicitária
  • Escrita de conteúdos

As profissões da escrita vão continuar a existir. Os formatos evoluem e a forma de escrever também. São profissionais que têm de acompanhar as tecnologias e a forma como se comunica em cada plataforma.

Esperamos trabalhar em conjunto rumo à valorização do seu papel nos resultados das empresas e, como consequência, na importância atribuída aos profissionais que se dedicam a esta área.

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado.