A Estratégia de Conteúdo tem de se afirmar no processo de criação de conteúdos nas empresas. Existem vários tipos de escrita e, por sinal, várias profissões cujo resultado é produzir peças de conteúdo. Não é tudo igual. ainda há um grande desconhecimento sobre a parte estratégica.
Muitas empresas investem na criação de sites vistosos mas descuram os textos, ficando quase em branco ou copiam-nos de documentos antigos escritos na empresa, elaborados num contexto diferente da Internet. São como vagões de comboio que circulam vazios. Contentores sem conteúdo.
Numa grande parte das empresas a contenção de custos é a palavra de ordem e como escrever qualquer um o faz, pede-se aos colaboradores da empresa com funções completamente diferentes para desenrascar os textos. Têm uma ideia de que é importante. E daí pedem àquela pessoa que até tem jeitinho com as palavras: «olha, escreve aí umas coisas para pôr no site».
Cada vez mais as empresas têm departamento de Comunicação e Marketing com pessoas formadas na área ou, pelo menos, estão sensibilizadas para tal. Pessoas que estudam o mercado, criam personas, fazem planeamento do calendário editorial, criam campanhas e estudam os resultados. Mas ainda há tanto a fazer na escrita para web!
Escrita corporativa
A escrita corporativa na internet não deve ser cinzenta. Cada entidade tem de encontrar a sua voz.
As redes sociais colocam novos desafios, ao aproximar as empresas dos seus consumidores. As empresas falam agora na primeira pessoa e querem criar relações duradouras com o seu público.
O conservadorismo e estilos de escrita do século passado não se coadunam com os novos métodos de trabalho. No entanto, clareza, brevidade, correcção e organização são valores que se mantêm ao longo dos tempos.
As empresas de hoje têm de ser rigorosas, eficientes e dinâmicas até porque o contexto em que se inserem é cada vez mais competitivo, à escala global. As empresas têm de ser cada vez mais empenhadas na sua comunicação e valorizar os textos que enviam para o exterior, porque estes são a imagem que perdura em vários suportes de forma diferenciada.
Como diria Marshall McLuhan, os conteúdos modificam-se em função dos meios que os veiculam.
Estas são algumas das funções/profissões na escrita:
- Redactor / jornalista
- Editor / revisor de texto
- Estratega de Conteúdo
- Copywriter
- Tradutor
Quem escreve tem as mais variadas habilitações, que pode ir da licenciatura em Línguas, Jornalismo, Marketing, para mencionar algumas.
Quais os tipos de escrita?
- Escrita técnica
- Escrita criativa
- Escrita jornalística
- Escrita publicitária
- Escrita de conteúdos
Na redação de conteúdos temos a Escrita de artigos otimizada para os motores de busca (SEO), redação de comunicados de imprensa, emails e boletins informativos e a escrita para redes sociais.
As profissões da escrita vão continuar a existir. Os formatos evoluem e a forma de escrever também.
Vamos sempre escrever, em primeiro lugar, a pensar nas pessoas e são os profissionais da escrita que acompanham as tecnologias e a forma mais eficaz de comunicar em cada plataforma com a sua audiência.
Esperamos trabalhar em conjunto rumo à valorização do seu papel nos resultados das empresas e, como consequência, na importância atribuída aos profissionais que se dedicam a esta área.
No comment yet, add your voice below!